Pesquise no yorkshire e tudo

Carregando...

Cio e gravidez


  OLÁ, AQUI É APENAS UMA MERA ORIENTAÇÃO PARA VOCÊ CONHECER O PERÍODO FÉRTIL DA CADELA E COMO LIDAR COM A GRAVIDEZ. SE VOCÊ AINDA TIVER DÚVIDAS MESMO DEPOIS DE LER ESSE TEXTO PODE ME ENVIAR POR E-MAIL, EU TEREI O MAIOR PRAZER EM LHE RESPONDER.





*O CIO

-O PRIMEIRO CIO DE UMA CADELA PODE SE INICIAR TÃO CEDO AOS 6 MESES COMO ATÉ 24 MESES; ESTA VARIAÇÃO DE TEMPO ACONTECE POR VÁRIOS FATORES: UM DESTES FATORES É A RAÇA DA FÊMEA. AS FÊMEAS DE RAÇAS MENORES ENTRAM NO CIO MAIS CEDO DO QUE AS DE RAÇAS MAIORES; 
OUTROS FATORES PODEM SER: LINHAGEM, NUTRIÇÃO E ATÉ DOENÇAS. MUITAS VEZES O PRIMEIRO CIO PODE ATÉ PASSAR DESPERCEBIDO. 

O CIO DURA DE 15 Á 21 DIAS, SENDO DO 8º ATÉ O 16º DIA O PERÍODO FÉRTIL, OU SEJA, O PERÍODO EM QUE ELA ESTÁ PRONTA PARA COPULAR E GERAR OS FILHOTES, SE CHAMA DE ESTRO, É O PERÍODO EM QUE ELA PARA DE SANGRAR E ACEITA O MACHO. LEMBRANDO QUE ALGUMAS CADELAS NÃO ACEITAM O MACHO DURANTE TODO O CIO!

MUITAS CADELAS TEM O CIO CHAMADO DE "SECO" OU "SILENCIOSO", OU SEJA, O CIO DA MESMA NÃO TEM SANGRAMENTO, APENAS APRESENTA A VULVA INCHADA.

SE POR ACASO FOR CRUZAR SUA CADELA, JAMAIS SE DEVE CRUZAR NO 1º CIO, SEMPRE NO 2º OU MELHOR AINDA NO 3º. CADELAS DE RAÇA GRANDE PODE CRUZAR NO 2º, MAS, AS DE PORTE PEQUENO É INDICADO SER NO 3º.






*DEVO CRUZAR O MEU CACHORRO?

GOSTARIA DE SALIENTAR QUE AS PESSOAS SEM O DEVIDO CONHECIMENTO NÃO DEVERIAM CRUZAR O SEU CACHORRO DE ESTIMAÇÃO, AS CADELAS NÃO ESTÃO ISENTAS DE RISCOS DURANTE A SUA GRAVIDEZ E PARTO, PODEM SE TORNAR OBESAS COM O TEMPO E ASSIM, VIVEREM MENOS! ALÉM DISSO AS DOENÇAS GENÉTICAS DAS RAÇAS ESTÃO MUITO GRANDES; CÃES QUE MAL PARECEM AQUELA RAÇA, SINTO DIZER, MAS, VEJO MUITOS YORKSHIRES QUE MAL PARECEM YORKSHIRES E ENTRE OUTRAS RAÇAS TAMBÉM, NÃO APARENTAM SER O QUE DIZEM!!
NÃO É SÓ TER PEDIGREE, O MESMO NÃO GARANTE SAÚDE, NEM SE O ANIMAL ESTÁ DENTRO DO PADRÃO DA RAÇA! O PEDIGREE SÓ GARANTE QUE O ANIMAL É PURO, QUE NÃO TEM MESTIÇAGEM NO HISTÓRICO DO MESMO! NADA MAIS! E OLHA QUE É MUITO FÁCIL FALSIFICAR UM PEDIGREE, HOJE EM DIA ISSO ESTÁ MUITO COMUM!!

ENTÃO, PENSE BEM: É MESMO NECESSÁRIO? TENHO DINHEIRO PARA GASTAR CASO HAJA ALGUMA COMPLICAÇÃO NA GRAVIDEZ E PARTO? COMO POR EXEMPLO PRECISAR DE UMA CESÁREA? QUAL O FUTURO QUE OS FILHOTES TERÃO? VALE O RISCO QUE MINHA FÊMEA TERÁ? MEU CÃO É DE RAÇA DE VERDADE?

A RESPOSTA É SIMPLES: NÃÃÃO, VOCÊ NÃO DEVE CRUZAR O SEU CÃO, DEIXE ISSO PARA OS CRIADORES, QUE CRIAM AS RAÇAS COM EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO! O QUE VOCÊ DEVE FAZER É CASTRAR E O QUANTO ANTES, VEJA ALGUNS MITOS DA CASTRAÇÃO CLICANDO AQUI


"YORKSHIRES" FORA DO PADRÃO      


FONTE: FACEBOOK YORKY CLUB BRAZIL



FONTE: FACEBOOK YORKY CLUB BRAZIL




YORKSHIRE DENTRO DO PADRÃO DA RAÇA


FONTE: CANIL REAL FELLOW



E NÃO É SÓ NA APARÊNCIA, O TEMPERAMENTO DOS CÃES FORA DO PADRÃO TAMBÉM É AFETADO, SÃO AGRESSIVOS OU TÍMIDOS DEMAIS! PESSOAS SEM CONHECIMENTO, PENSAM QUE TODO YORKSHIRE É LATIDOR E POSSESSIVO, MAS ISSO É UM MITO! OS YORKSHIRES DE VERDADE SÃO CALMOS. FICAM AGITADOS SE TIVER UMA INFLUÊNCIA DO AMBIENTE!


VOCÊ CONHECE O PADRÃO DO YORKSHIRE? NÃO? ENTÃO CLICA AQUI

PARA VER O PADRÃO MAIS "RESUMIDO", CLIQUE NO MENU LÁ EM CIMA "CUIDADO AO COMPRAR UM YORKSHIRE!", LÁ TEM BASTANTE FOTOS DE CÃES FORA E DENTRO DO PADRÃO. ESTAMOS TIRANDO DÚVIDAS NOS COMENTÁRIOS DE LÁ, BEM COMO ANALISANDO OS YORKIES DE VOCÊS.




* CASO VOCÊ NÃO TENHA LIDO ANTES E JÁ CRUZOU A SUA CADELA, LEIA ABAIXO, ISSO PODERÁ TE AJUDAR:


* QUANTO TEMPO DURA A GESTAÇÃO E O QUE DEVO FAZER?


-A GESTAÇÃO VÁRIA DE 60 Á 63 DIAS, SE PASSAR DISSO FIQUE ATENTO, E PROCURE A AJUDA DE UM VETERINÁRIO, ASSIM QUE VOCÊ SOUBER QUE A CACHORRA ESTA PRENHA. QUANDO ELA ESTIVER NO 61º DIA, SE QUISER, VOCÊ PODE INDUZIR O PARTO, COMO INSTIGAR A CADELA A CORRER, A BRINCAR, ANDAR, FAZENDO ASSIM, COM QUE A BOLSA SE ROMPA COM MAIS FACILIDADE. LEMBRANDO: SÓ A PARTIR DO 61º DIA, ANTES DISSO OS FILHOTES AINDA PODEM ESTÁ SE FORMANDO...

-ELA DEVE ESTAR COM AS VACINAS EM DIA, DEVE TOMAR VERMÍFUGO; LEMBRE-SE DE PEDIR ORIENTAÇÃO A UM PROFISSIONAL;


-TOME CUIDADO PARA EVITAR O ROMPIMENTO PRECOCE DA PLACENTA;


-PASSE A DAR UMA QUANTIDADE DE RAÇÃO MAIOR À ELA, E SEMPRE DE BOA QUALIDADE; SE PUDER DÊ UM SUPLEMENTO VITAMÍNICO. DE PREFERÊNCIA RAÇÃO PARA FILHOTES, POIS ELAS CONTÉM MAIS NUTRIENTES PARA A CADELA PRENHA.

*COMO SABER SE MINHA CADELA ESTÁ PRESTES A PARIR? E O QUE EU DEVO FAZER?


-O TRABALHO DE PARTO PODE DURAR DIAS E/OU HORAS ENTÃO FIQUE ATENTO SE:

ELA ESTÁ OFEGANTE;
PAROU DE COMER;
COMEÇOU A CAVUCAR DESESPERADAMENTE, PROCURANDO FAZER NINHO; 

ESTÁ CAVANDO AS PAREDES;
NÃO PARA DE LAMBER SUA ÁREA GENITAL;
ESTÁ VISIVELMENTE TENDO CONTRAÇÕES.


-COMO AJUDAR?


-ARRUME UM LUGAR SÓ DELA COM UMA CAIXA ABERTA, UM LENÇOL OU JORNAIS, ONDE NENHUM OUTRO ANIMAL VAI TER CONTATO COM ELA E OS FILHOTES; 


DO NASCIMENTO DE UM FILHOTE AO OUTRO, O INTERVALO PODE  DURAR HORAS, E ENQUANTO ISSO A CACHORRA DEVE LAMBER SEU FILHOTINHO E AMAMENTÁ-LO.
-ELA IRÁ COMER A PLACENTA.

- ELA IRÁ TODOS OS DIAS LAMBER OS GENITAIS E A BARRIGA DOS FILHOTES PARA ESTIMULAR A DEFECAÇÃO E A URINAÇÃO, SE A MESMA NÃO FIZER, FAÇA VOCÊ MESMO COLOCANDO O FILHOTE DE BARRIGA PARA CIMA E COM OS DOIS DEDOS JUNTOS FAÇA UMA LEVE MASSAGEM NA BARRIGA DELE, DE CIMA PARA BAIXO ESTIMULANDO A URINAR E A DEFECAR.





*DICAS PÓS PARTO

COMO FAZER PARA NÃO PERDER OS FILHOTES?


TENTE MANTER ELA NUM LUGAR AQUECIDO E PROCURE OBSERVAR SE TODOS ESTÃO MAMANDO, SE TIVER UM FILHOTE QUE NÃO CONSIGA MAMAR OU QUE FIQUE NO PEITO MAS NÃO SUGUE, PROCURE COMPRAR UMA MAMADEIRA PRÓPRIA PARA FILHOTES E FAÇA SE PREFERIR, A RECEITA DO LEITE CASEIRO PARA FILHOTES (CLIQUE NO NOME "LEITE" PARA VER A RECEITA). OU SE NÃO QUISER, COMPRE O LEITE NORMAL PARA FILHOTES DE CÃES.


  LEMBRE-SE: VEJA SE ELA NÃO VAI COMER OS FILHOTES (MUITO RARO DE ACONTECER);


SEMPRE MANTÊ-LOS AQUECIDOS NUM LUGAR SEM A PRESENÇA DE OUTRO ANIMAL OU DE MOVIMENTAÇÃO CONSTANTE DE PESSOAS;

*OBSERVE SE TODOS ESTÃO MAMANDO.*

TIRE SUAS DÚVIDAS TAMBÉM COM AS PERGUNTAS E RESPOSTAS ABAIXO.




* PERGUNTAS E RESPOSTAS PÓS PARTO

CRUZEI MINHA CADELA NO CIO ANTERIOR, POSSO CRUZÁ-LA NESTE CIO QUE ESTÁ VINDO AGORA? 
ISTO É ALTAMENTE NÃO RECOMENDÁVEL!! NÃO SE DEVE CRUZAR UMA CADELA EM DOIS CIOS SEGUIDOS! O PROCESSO DE GESTAÇÃO E AMAMENTAÇÃO É MUITO DESGASTANTE PARA AS FÊMEAS, SEMPRE A CADELA DEVE TER APÓS UMA GESTAÇÃO UM CIO DE "DESCANSO".



QUAL A IDADE EM QUE EU DEVO PARAR DE CRUZAR MINHA CACHORRA, OU SEJA, A IDADE EM QUE ELA JÁ ESTÁ FICANDO VELHA PARA PRENHEZ?
AS CADELAS DE PORTE PEQUENO DEVEM PARAR DE EMPRENHAR COM 6 OU 7 ANOS, DEPENDE DA SAÚDE DELAS. E AS CADELAS DE PORTE MÉDIO A GRANDE DEVEM PARAR COM 5 OU 6 ANOS, O QUE VAI DIZER SE ELA PARA COM 5 OU 6 TAMBÉM É A SAÚDE.



MINHA CACHORRA UMA POODLE DEU CRIA (UM CASAL) E UM DELES NÃO CONSEGUE SEGURAR A TETA MUITO MENOS SUGAR, O QUE DEVO FAZER?
PROCURE SEU VETERINÁRIO DE CONFIANÇA PARA ELE FAZER UMA AVALIAÇÃO DOS SEUS FILHOTES.



MINHA CADELA DE LABRADOR DEU CRIA A NOVE FILHOTES, SEI QUE ELA NÃO TEM TANTAS TETAS, COMO VOU SABER SE TODOS ESTÃO COMENDO? DEVO ALIMENTÁ-LOS SEPARADAMENTE COM UMA SERINGA OU MAMADEIRA?
AS CADELAS POSSUEM EM MÉDIA 8 MAMAS. NESTE CASO, VOCÊ DEVE PRESTAR ATENÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DOS FILHOTES E ORGANIZAR O TURNO DAS MAMADAS. O IDEAL É QUE VOCÊ GARANTA A VEZ DOIS DOS MENORES, QUE SÃO MAIS FRACOS E DEPOIS OS DEMAIS. SE A CADELA NÃO ESTIVER COM LEITE SUFICIENTE, O QUE VOCÊ PERCEBE PELO CHORO DE FOME DOS FILHOTES, AJUDE NA ALIMENTAÇÃO DELES. PARA OS FILHOTES DE RAÇA PEQUENA, USE UMA MAMADEIRA DE FILHOTE BEM PEQUENA OU UM CONTA-GOTAS E, PARA OS DE RAÇA GRANDE, MAMADEIRA DE BEBÊ. EXISTEM LEITES PRÓPRIOS PARA CÃES VENDIDOS EM PET SHOPS. MAS É IMPORTANTÍSSIMO QUE VOCÊ MANTENHA AS MAMADAS NA CADELA PARA QUE ELA TRANSMITA OS ANTICORPOS NECESSÁRIOS PARA OS FILHOTES.





APÓS O PARTO MINHA CADELA ESTÁ COM UM CHEIRO MUITO FORTE. POSSO DAR BANHO NELA?
PODE-SE FAZER MEIO BANHO, LAVANDO APENAS A PARTE POSTERIOR DA FÊMEA E SECANDO BEM COM SECADOR, EVITANDO A UMIDADE AOS FILHOTES PREFIRA NÃO DAR BANHO NA SUA CADELA ATÉ OS FILHOTES TEREM PELOS MENOS 10 DIAS. UTILIZE LENÇOS UMEDECIDOS PARA BEBÊS.


APÓS O NASCIMENTO DOS FILHOTES, QUANTO TEMPO DEVO ESPERAR PARA CORTAR OS RABINHOS?
ISSO JÁ É PROIBIDO POR LEI!! TANTO OS CORTES DAS ORELHAS QUANTO OS DO RABINHO!! É SÓ PESQUISAR E VERÁS, JÁ ESTÁ SENDO POSTA EM PRÁTICA!!



 *DESENVOLVIMENTO DOS FILHOTES

OS FILHOTES DE CÃES NASCEM COM OS OLHOS FECHADOS E COM A ENTRADA DOS OUVIDOS PROTEGIDA. SÃO COMPLETAMENTE DEPENDENTES DO FARO PARA SOBREVIVER.

É ESPERADO QUE OS FILHOTES COMECEM A ABRIR OS OLHOS COM 10 A 20 DIAS, QUANDO COMEÇA A SE DESENVOLVER O CONTATO VISUAL DO FILHOTE COM O MUNDO EXTERIOR.

OS OUVIDOS COMEÇAM A ABRIR COM 15 DIAS.

NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA, OS FILHOTES APENAS SE ARRASTAM PARA JUNTO DA MÃE. O DESENVOLVIMENTO MOTOR É RÁPIDO E OS FILHOTES COMEÇAM A ENGATINHAR E A TENTAR SE FIRMAR NAS 4 PATAS COM 20 DIAS.



*DESMAME

OS PRIMEIROS DENTINHOS COMEÇAM A APONTAR POR VOLTA DOS 20/25 DIAS DE VIDA. É NESTE PONTO QUE DEVE COMEÇAR A TRANSIÇÃO PARA A ALIMENTAÇÃO DEFINITIVA DOS FILHOTES. ESSA TRANSIÇÃO DEVE SER FEITA COM CALMA PARA QUE OS FILHOTES SE ACOSTUMEM COM O NOVO ALIMENTO. DURANTE 15 A 20 DIAS, MESMO OS FILHOTES ALIMENTANDO-SE DE RAÇÃO, É COMUM QUE A MÃE AINDA AMAMENTE ALGUMAS VEZES POR DIA.

PARA O DESMAME, PROCURE OFERECER PAPINHAS DE DESMAME PARA FILHOTES OU RAÇÕES PRÓPRIAS PARA FILHOTES EM FORMA DE PAPA (AMOLECIDA EM ÁGUA MORNA), 3 A 4 VEZES AO DIA.

NA FASE DE DESMAME É ALTAMENTE CONTRA-INDICADO RETIRAR TODOS OS FILHOTES DE UMA VEZ. ISSO PORQUE O ORGANISMO DA CADELA, NÃO TENDO A CRIA PARA MAMAR, PODERÁ FAZER COM QUE O LEITE SE ACUMULE E "EMPEDRE". ESTE PROCESSO PODE CAUSAR A MASTITE. CASO ISSO OCORREU E A CADELA TEVE MASTITE, LEVE-A AO VETERINÁRIO DE SUA CONFIANÇA.

APÓS O INÍCIO DO DESMAME É ESPERADO QUE AS TETAS SEQUEM SOZINHAS, DEVIDO À BAIXA ESTIMULAÇÃO DOS FILHOTES. CASO ISSO NÃO OCORRA, UMA BOA DICA PARA AJUDAR NO PROCESSO É DIMINUIR A QUANTIDADE DE COMIDA OFERECIDA À FÊMEA. NÃO DÊ REMÉDIOS PARA SECAR O LEITE POR CONTA PRÓPRIA.







*VERMÍFUGOS, VACINAS E O NOVO LAR

APÓS QUANTO TEMPO DO NASCIMENTO POSSO DAR VERMÍFUGO AOS FILHOTES? A MÃE DEVE TOMAR TAMBÉM?
O IDEAL É FAZER UM EXAME DE FEZES DA NINHADA COM 15 DIAS E DAR O VERMÍFUGO INDICADO PELO VETERINÁRIO TANTO PARA A NINHADA QUANTO PARA A MÃE. REPETIR O MESMO TRATAMENTO DE 15 EM 15 DIAS. O IMPORTANTE É QUE O NOVO PROPRIETÁRIO DEVE SEGUIR A ORIENTAÇÃO DE VETERINÁRIOS, OU ACOMPANHAMENTO COM EXAME DE FEZES PARA NOVAS VERMIFUGAÇÕES, NA IMPOSSIBILIDADE FAZER SEMPRE DOSE E REFORÇO A CADA 2 MESES ATÉ A IDADE DE 6 MESES DEPOIS A CADA 4 MESES.


QUAL A IDADE MÍNIMA QUE UM FILHOTE DEVE TER PARA A 1ª DOSE DE VACINA?
A PRIMEIRA DOSE DA VACINA DEVE SER DADA APÓS A 2ª VERMIFUGAÇÃO DA NINHADA. RECOMENDA-SE QUE NÃO SEJAM VACINADOS FILHOTES FRACOS E/OU QUE APRESENTEM VERMES. O MAIS COMUM É QUE A PRIMEIRA DOSE SEJA DADA A PARTIR DOS 40/45 DIAS DE VIDA. O MAIS IMPORTANTE É QUE A VACINA SEJA DADA POR UM VETERINÁRIO.

QUAL A IDADE CERTA PARA SEPARAR A MÃE DOS FILHOTES E QUANDO POSSO ENTREGÁ-LOS PARA SEUS FUTUROS DONOS?
IDEALMENTE, OS FILHOTES SÓ DEVERIAM DEIXAR O LAR DE ORIGEM COM 90 DIAS, MAS É ACEITÁVEL QUE OS FILHOTES POSSAM SER ENTREGUES AOS NOVOS PROPRIETÁRIOS APÓS A VACINAÇÃO, COM NO MÍNIMO 60 DIAS. ANTES DESTA DATA É CONTRA INDICADO E CRUEL COM O FILHOTE SEPARÁ-LO DA MÃE. HÁ QUEM DIGA QUE COM 45 DIAS JÁ PODE, MAS O FILHOTE ESTARÁ MUITO NOVO PARA SER SEPARADO DA MÃE E DOS IRMÃOS.

LEMBRE-SE: ENTREGUE SEU FILHOTE AO NOVO PROPRIETÁRIO COMO VOCÊ GOSTARIA DE RECEBER: SAUDÁVEL E PRONTO PARA FAZER PARTE DA SUA FAMÍLIA. NÃO SE DEVE, DE MANEIRA ALGUMA, ENTREGAR UM FILHOTE AO NOVO PROPRIETÁRIO CASO ELE APRESENTE QUALQUER TIPO DE SINTOMA ESTRANHO E QUE POSSA SUGERIR QUE PRECISE DE CUIDADOS. A NINHADA É DE SUA RESPONSABILIDADE!





A ALA DOS COMENTÁRIOS JÁ FICOU CHEIA, SE TIVER ALGUMA PERGUNTA FAVOR ENTRAR EM CONTATO VIA E-MAIL; OU, VEJA SE AS PERGUNTAS E RESPOSTAS ABAIXO JÁ NÃO TIRAM SUAS DÚVIDAS! ;)))

12 comentários:

  1. Olá tenho uma york e ele ja esta no terceiro CIO, mas só sei que ela está pq sua vulva esta inchada e seus peitinhos tbm, so que nao sei ao certo quantos dias deve fazer uns 15 16 dias, ai consegui um cachorrinho da mesma raça e tamanho, o cachorro fica bem agitado correndo atras dela e cheirando e lambendo ela sempre mas quando ele vai para cima dela tentar fazer algo ela fica mt agressiva, mas um dia eu segurei ela e ele conseguiu fazer td direitinho ficaram uns 20 min mais ou menos grudados, será que é possivel assim na primeira ja pegar cria?! Ele tem ate tentado algo, cheira muito ela, mas logo logo abandona depois de estar em cima dela, será q ja passa o cio apartir do momento que ela pega cria?Como posso saber se ela aceitou ou não?

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite, primeiro cruzar uma cadela no 15º dia do cio é meio arriscado ela não ter bebês, já que os dias férteis são do 10º ao 15º, ou seja você cruzou ela no último dia fértil... mas vamos torcer né?!
    sim, não tem problema o macho cruzar só uma vez, se ele nem tivesse engatado poderia haver chances dela engravidar ainda, mas se você tivesse cruzado ela no 10º dia, para reforçar que ela realmente iria pegar cria, você iria cruzar os dois dia sim dia não.
    Provavelmente já deve ter passado o cio dela, pois o cio dura de 15 a 21 dias ou se você não esperou 1 dia depois da monta, o machinho ainda poderia está cansado do cruzamento por isso não montou nela de novo... não o cio não passa quando ela cruza, continua do mesmo jeito como se nada tivesse acontecido. A partir de 30 dias depois do cruzamento já pode perceber se ela está grávida... a barriga fica mais inchada... mas, para saber mesmo você deve levar ela ao vet, para ele avaliar a saúde também. E nunca ouvi falar de que quando uma cadela entra no cio as mamas ficam inchadas, não é motivo para se preocupar só nunca vi casos.

    Boa sorte!
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. Ola tenho uma York de 4 anos e pela primeira vez tentei cruzar e acho que não deu certo, pois não vi os dois grudados, gostaria de saber qual e o tempo para um novo cio, pois queria tentar de novo, e seria melhor já saber quando será o novo cio, obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá Alberto, as chances são bem pequenas de sua cadela engravidar, já que os dois não engataram, mas isso não significa que não há chance...

    Depende muito de cadela para cadela o tempo de um cio para o outro, mas o normal é ser de 6 em 6 meses. Tenho uma yorkie também, o cio dela é de 5 em 5 meses, enquanto outras cadelas que tive eram todas de 6 em 6 meses, ou seja a única forma de saber é você ter observado os cios anteriores, para saber quanto tempo demorou... se você não lembra o jeito é esperar.

    Não precisa se preocupar se o cio for de 5 em 5 meses ou de 7 em 7... agora se o cio se estender até 1 ano ou for de 3 em 3 meses leve ela ao veterinário! Lembrando que o normal é ser de 6 em 6.

    Espero ter ajudado.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Olá!!! Tenho uma York de 5 meses e gostaria de saber se posso cruzar ela já no primeiro Cio, que acredito que ocorrerá em breve. Gostaria de saber tb os pró e contra de cruzar ela logo, ou se terei que esperar pelo segundo Cio dela. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Verônica, de forma nenhuma você deveria cruzar ela antes do segundo cio, e para uma raça tão pequena o ideal era para ser no terceiro cio. Há quem diga que já pode no segundo... Não se pode cruzar uma cadela independentemente de raça no 1º cio por que? Porque o organismo dela não está formado ainda, é o mesmo que uma menina ficar grávida na primeira mestruação, é um risco para ela e para os filhotes. Então, sim, espere até o segundo cio ou o terceiro.

    Lembre-se de quando for cruzar, analisar também o padrão da raça, os yorkies já estão com muitos problemas de comportamento, saúde e aparência...

    Espero ter ajudado.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Olá eu tenho uma vira lata eu botei ela para cruzar quando ela estava no primeiro cio dela com um vira lata. deu td certinho , ela teve seus filhotes numa boa !
    depois de uns 6 meses ela entrou no segundo cio. mais eu botei ela para cruzar com um boxer albino , mais foi logo no segundo dia q ela tinha entrado no cio entende ? botei ela para cruzar denovo muito sedo eu divia ter esperado um pouco mais , eu segurei ela pq ela nao aceitava ele em cima dela . mais agora eu nao sei se ela corre algum risco , sera q mesmo assim ela vai engravidar ?. abraços !!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Maycon, se eu entendi você colocou ela para cruzar no 2º dia do cio? É, com certeza as chances são minúsculas para ela engravidar, pois esse não é o período fértil da cadela. O período fértil acontece no 8º até o 16º dia, essa fase se chama estro, é o cio propriamente dito, ela aceita o macho e engravida. Como você disse teve que segura-la pois ela não aceitou o parceiro, então não estava no estro, apesar de algumas cadelas não aceitarem o macho durante todo o cio...

    Lembrando que é bom evitar cruzar ela em todo o cio, o certo é uma vez por ano, é um tempo suficiente para ela recuperar o desgaste com os filhotes, SÓ SE ELA ENGRAVIDAR.

    Espero ter ajudado.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, gostei da página e tenho umas perguntas, olha eu sei q tá errado mais a minha york de 1 e 10 mêses cruzou com o irmão e eu to muito preocupada pq as vacinas estavam atrasadas, o que poderá acontecer agora ?ela cruzou 04/03/2013, e eu dou o que de alimentação p/ uma gravida? foi inevitável pq eu trabalho e não consegui proibir bjssss aguardo ansiosa pela respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, o risco é bem grande, eles podem nascer mortos, com alguma deficiência, fracos ou até normais, o certo é que você fique com eles ou doe, fale dos possíveis problemas que eles terão para a pessoa que irar adotar, se for o caso. Não venda... E leve os bebês ao veterinário para ele avaliar. Em relação a alimentação pode dar pra ela ração de boa qualidade para filhotes, pois o teor da ração é bem maior já que os filhotes precisam de mais nutrientes, um suplemento vitamínico ajudaria também, mas converse com o seu vet. Cuidado para ela não ficar obesa nem magra, as cadelas prenhas tendem a ter uma mudança de peso...

      Espero ter ajudado.
      Boa sorte!

      Excluir
  10. Olá, eu tenho uma york e ela ta esperando bebe. Mas não ta querendo comer ração o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiro leve ela ao veterinário para saber se está tudo bem. Se estiver, é normal a cadela quando está no fim da gestação perder o apetite, sentir náuseas e vomitar, pode tentar estimular o apetite juntando pó de alho a ração. Se não funcionar, com certeza ela já está cansada de comer essa ração, mude para outra de marca boa e que seja de filhotes (pois tem mais nutrientes) colocar carne enlatada de cães com a ração vai ajudar também.
      Só faça isso quando já tiver levado ela ao vet e for diagnosticado que ela está saudável.

      Espero ter ajudado.
      Boa sorte!

      Excluir